quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Triangle - Lembranças do Incêndio


   Esses dias tive o prazer de assistir um documentário chamado ''Triangle - Lembranças do Incêndio''. E não sei exatamente porque quis assistir, eu tenho uma certa curiosidade/receio de assistir filmes ou documentários sobre esse assunto, o que mais me interessou foi porque fazem mais de cem anos que ocorreu esse incêndio e o por que dessa fascinação das pessoas pelo mesmo, já que eu já havia ouvido falar de tal acontecimento.



   No inicio de 1900 várias familias foram para os Estados Unidos para conseguir ganhar a vida na tal terra das oportunidades. E nisso todos da familia tinham que trabalhar, não importando a idade e é ai que entra a fabrica de roupas Triangle que produzia roupas de 14 a 16 horas por dia e maioria de seus funcionarios eram estrangeiros e mulheres. Em um prédio em Nova Iorque eles ocupavam os ultimos 3 andares de 10. Até que no dia 25 de março de 1911, aparentemente uma bituca de cigarro começou o incêndio no oitavo.


   Grande maioria das funcionarias do oitavo andar conseguiram fugir do incendio, e avisaram a supervisora do decimo que o que estava acontecendo, a supervisora apavorada ''esqueceu'' de avisar as funcionarias do nono a situação e poucas conseguiram se salvar. Sem muita tecnologia pra acabar com o fogo acabaram morrendo cerca 91 pessoas queimadas e outras 54 que pularam , em apenas 18 minutos. Vale muito a pena assistir o documentário pois há depoimentos dos familiares das vitimas e o que aconteceu, e como mudou a vida dos americanos a partir desse incidente.